Menu

Nordeste

Na ilha de São Miguel, o concelho que fica a Nordeste, tem esse mesmo topónimo proveniente do ponto cardeal, e é constituído por 9 freguesias.

Este concelho é conhecido pelas suas maravilhosas paisagens verdejantes, tais como o Pico da Vara, Planalto dos Graminhais, Serra da Tronqueira, Parque Natural dos Caldeirões, de miradouros como o da Ponta da Madrugada, onde pode assistir ao nascer do sol, e o da Ponta do Sossego, outras paisagens que pode observar são a do Farol do Arnel, as Piscinas naturais na Ribeira do Guilherme e a Praia do Lombo Gordo.

Além das panorâmicas e topografia únicas, o concelho do Nordeste possui uma ave, o Priôlo, espécie esta em extinção e que apenas pode ser observado no Concelho do Nordeste, no seu habitat natural e único que é no verde predominante da serra da Tronqueira. Por sua culpa, o Concelho do Nordeste é conhecido como Terra do Priôlo.

A sua área total é de 101 km2 e oferece óptimas condições para quem procura o turismo de natureza.

O artesanato tem muita importância neste Concelho e é representado na Casa do Trabalho de Nordeste (Vila de Nordeste), onde se tecem colchas e mantas a linho em teares manuais, n’A Folha de Milho (Freguesia da Salga), onde se pode apreciar o trabalho das artesãs e comprar na loja as bonecas de folha de milho e nos museus distribuídos nas restantes freguesias.

Além do artesanato, a gastronomia onde pode percorrer os nossos restaurantes e saborear os nossos melhores sabores, e ainda a panificação de pão caseiro de milho e de trigo na Lomba da Fazenda, confeccionado à moda antiga, amassado à mão, e cozido em forno a lenha tradicional. Além do pão tão cobiçado por toda a ilha, produz-se do mesmo modo tradicional, a massa sovada, bolo do forno, biscoitos e ainda bolos lêvedos. Por sua vez na freguesia da Salga, também no sector da panificação e pastelaria, sai pão e doçaria para toda a ilha.